De Flávio Paiva
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Deu no Diário do Nordeste:
A valorização dos educadores
De Flávio Paiva
De Flávio Paiva
"(...) Na classificação mundial de países apresentados como falidos em termos educacionais, o Brasil aparece sempre na lanterna, no quesito domínio da matemática, das ciências e da própria língua. Nossos estudantes matriculados no nono ano são equiparados, em nível de conhecimento, aos estudantes do quinto ano nas listagens de países investigados.
As insistentes denúncias do adverso quadro brasileiro são difundidas com tanta dramaticidade que chegam a sugerir que a profundeza dos nossos problemas estruturais não permite que intervenções mais modestas e mais independentes das fórmulas importadas possam fazem qualquer diferença."
"(...) No entanto, é bom lembrar que a crise do sistema educacional não é uma exclusividade brasileira, mas um problema mundial. A principal causa desse fenômeno é a diluição das referências educacionais, antes concentradas nos planos da família, da escola e da religião e mais recentemente, apropriadas pelo universo da comunicação de massa e das redes de transmissão de dados e informações."
"(...) No meio a tanta complexidade ficou difícil alguém querer continuar sonhando em ser professor de filosofia, sociologia, física, química ou biologia, quando a remuneração é insuficiente e a distinção profissional para esse tipo de atividade é quase nula.
Por conta disso, até mesmo os grandes conglomerados educacionais privados estão com dificuldade de contratar professores para essas e outras áreas sublimes, mas sem valor de mercado. Exceto quando se trata dos idealistas, as pessoas talentosas estão deixando de procurar o magistério. Ensinar passou quase a ser uma opção de quem não consegue caminho profissional mais vantajoso."
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