domingo, 26 de agosto de 2007
"VOTO POR GRATIDÃO"
"as palavras me antecedem, me ultrapassam e quando percebo eu já as disse sem ter dito"
Clarice Lispector
"Conheci " Clarice através da "Hora da estrela", que narra a história de Macabéia, uma retirante nordestina na cidade grande. Na obra, a pobreza e a marginalização das classes menos favorecidas brotam em cada esquina.
A propósito da declaração do governador Cid Gomes, que vota em Luizianne por "gratidão" ao apoio recebido em sua campanha ao governo, a expressão "voto por gratidão", tem a meu ver, conotação bastante diferente do "voto por gratidão" do eleitor que é (e se deixa) explorado por políticos em épocas de campanha.
Saco de cimento, remédios , contas de água e luz, dentaduras, "celular"etc.., fazem parte da barganha dos menos favorecidos, para os ditos "cabos eleitorais", a cotação depende da abrangência (votos em potencial), se for um vereador (com rarríssimas exceções), esse não tem preço, é de quem pagar mais!
E para nós "retirantes" Hora da estrela, só no capô das mercedes benz dos políticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Não entendi nada seja mais claro!
É preciso ter cultura, e é ter cultura no sangue. Mas deputados, vereadores, prefeitos, etc, não escondem do povo, principalmente da classe média,trabalhadores com sua independência e que são formadores de opinião, da falta do fazer algo para a sociedade, enquanto representates legítimos nas esferas a que foram designados.
Mas a grande maioria pensa pelo "bucho" e pelo bolso e não botam a boca no trombone!!! É uma pena que poucos são capazes de provocarem verdadeiras mudanças no mundo, e muitos poucos os que tem coragem de fazerem revoluções. Cada povo tem o governo que merece!
Postar um comentário