sábado, 19 de abril de 2008
Cid Gomes Airline
Com o título acima a revista Época dessa semana, denuncia que além do uso indevido de "caronas" na viagem do governador à Europa no carnaval passdo, existe também, indicíos de favorecimento por parte do Estado, as empresas áereas TAF e Easy Air.
Segundo a matéria, "( )" Os aviões são um foco de problemas na gestão de Cid Gomes – irmão do ex- ministro e deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Em julho de 2007, foi feita uma licitação para escolher as empresas de táxi-aéreo que prestariam serviços ao governo cearense. Há indícios de que pelo menos duas delas foram favorecidas no processo. Uma é a TAF, dona do jato executivo que levou Cid à Europa no Carnaval. O edital afirma que o avião deve ter sido fabricado a partir de 1994. Por coincidência, é o ano de fabricação do jato da TAF. “O governo fixou 1994 com interesse de que uma empresa do Ceará pudesse participar”, diz Ariston Pessoa Filho, sócio da TAF. “Favorecimento seria se tivesse estabelecido que o avião deveria ter capacidade para nove pessoas. O meu tem essa capacidade.” Outro contrato sob suspeita, de R$ 1,5 milhão, foi firmado com a Easy Air. O edital exigia um jato King Air, fabricado a partir de 2004. Essa exigência é incomum, segundo donos de duas empresas de táxi-aéreo ouvidos por ÉPOCA. Um deles ressaltou que o importante não é a idade da aeronave, e sim as horas de vôo.
O caso da Easy Air é curioso. Ao contrário da TAF, a Easy Air é uma empresa de táxi-aéreo sem avião. Fundada há dois anos, ela é apenas uma intermediária que aluga as aeronaves que servem ao governo do Estado. A Easy Air pertence ao empresário Disraeli Ponte, amigo de infância do governador. No mês passado, Disraeli e a mulher comemoraram com Cid e Maria Célia o aniversário da primeira-dama numa churrascaria de Fortaleza. Desta vez ninguém precisou pegar jatinho."
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