terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fim do Nepotismo na Prefeitura de Pentecoste?

Circula na cidade documento (copia?) judicial destituindo de cargos de confiança parentes do prefeito, consolidando projeto de lei, aprovado em plenário em 2006, de autoria da vereadora Antônia Valéria.
Prticularmente não tive acesso ao documento e minha fonte não soube informar se cabe recurso.
Más afinal, o que caracteriza em sua essência à pratica do nepotismo? Podemos considerar por exemplo, o controle (geralmente sob forma de corrupção passiva) do executivo sobre o legislativo ou o apoio a candidatos a cargos eletivos, em troca de vantagens futuras uma variante do nepotismo?
Sob o tema,sua complexidade e sua conotação perjorativa- política - fisiológica-eleitoreira, transcrevo trecho do artigo Nepotismo sem Paixão de Wallace Requião de Mello e Silva - psicólogo e escritor paranaense, postado no blog da jornalista Luciana Pombo no último dia 2:
"Uma tal discussão superficial e formulada sobre um tema tão mesquinho, serve apenas para desviar a questão central que é a moralidade publica, a impunidade no imoral uso dos bens públicos, e os cargos em comissão mal usados.O desvio proposital, da temática faz o leigo crer que o afastamento de três ou quatro parentes de um único político,(...)resolveria a questão da moralidade, ou do abuso do poder econômico e dos negócios públicos, ou ainda da questão do favorecimento pessoal. Não é verdade. Pelo contrario, tal afastamento pode vir da dificuldade que esses “parentes” podem estar criando aos interesses de grupos políticos ou praticas vergonhosas nos negócios públicos." ler na íntegra http://www.lucianapombo.blogspot.com/

Um comentário:

roberto disse...

Existem cargos de confiança, mas todos os cargos preenchidos por familiares é uma imoralidade praticada neste Brasil, do Arróio ao Chuí. Será que o legislativo terá moralidade para fiscalizar? Ou até mesmo o judiciário? Quando se permite que tal prática seja rotineira, tornando-se "direito adquirido" pelos nossos governantes, fica extremamente dificil. Se acontecer, com certeza o nosso pais, o nosso municipio estará dando um grande salto de qualidade. Que seja duradouro e não haja relaxamento de nenhuma parte. Orai e vigia!