terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sindicato e Contribuição Sindical

"Representantes das centrais sindicais e de sindicatos de todo o país prometem lançar esta semana uma verdadeira ofensiva para evitar o fim da obrigatoriedade do chamado imposto sindical, aprovado na Câmara na última quarta-feira (17).
Os sindicalistas trabalham com duas estratégias. De um lado, planejam fazer uma campanha contra os deputados que votaram a favor da emenda do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), ex-presidente do Sindicato dos Bancários no Distrito Federal e principal alvo da fúria de seus ex-colegas
Na outra ponta, trabalham para convencer os senadores a reverem a posição da Câmara. Tarefa que não será das mais simples, reconhece o senador Paulo Paim (PT-RS), principal interlocutor do movimento sindical na Casa". ( Congresso en Foco )
Abaixo veja como nossos deputados votaram:
1.Aníbal Gomes (PMDB) Sim 2.Ariosto Holanda (PSB) Sim 3.Arnon Bezerra (PTB) Sim 4.Chico Lopes (PCdoB) Não 5.Eudes Xavier (PT) Sim 6. Eugênio Rabelo (PP) Não 7. Flávio Bezerra (PMDB) Sim 8. Gorete Pereira (PR) Sim 9. José Guimarães (PT) Não 10. José Linhares (PP) Não 11. José Pimentel (PT) Não 12. Leo Alcântara (PR) Sim 13. Marcelo Teixeira (PR) Não 14. Mauro Benevides (PMDB) Não 15. Paulo Henrique Lustosa (PMDB) Sim 16. Raimundo Gomes de Matos (PSDB) Sim 17. Vicente Arruda (PR) Não 18.Zé Gerardo (PMDB) Não Total Ceará: 18

Na nossa opinião, a contribuição sindical não deveria ser compulsória. Numa democracia plena, podemos ter um sindicalismo livre, voluntário, onde seus associados lutem por interesse comum e a instituição sindicato, seja um instrumento de reivindicação respeitado pela sociedade.
Hoje o que vemos são sindicatos com discurso populista demagógico, que se prestam muito mais a realizar objetivos político-eleitoreiro de seus dirigentes, do que resolver os problemas reais de seus sindicalizados.
Apesar das contradições, o sindicato continua sendo o único meio de defesa da classe trabalhadora.

Um comentário:

roberto disse...

Eu sou a favor da cobrança, pois, muitos trabalhadores pelegos, não reconhecem o trabalho dos sindicatos. Recebem os beneficios e não querem contribuir pelos mesmos. Eu conheço mnuitos, apesar de supoostamente estarem bem esclarecidos. O Sindicato dos Bancários é assim: Não importa qual o governo, se moderado ou de direita, continua na defesa do trabalhador.